Coronavírus – Veja como posicionar a sua empresa diante da pandemia

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Em dezembro de 2019, a descoberta de um novo coronavírus – Covid-19 na China, colocou em alerta todo o planeta. Não demorou muito para o vírus se propagar para os demais países e chegar ao Brasil, sendo classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A situação mudou a rotina não somente dos brasileiros, mas também da população mundial. Medidas preventivas vêm sendo tomadas pela sociedade do mundo todo, com a intenção de evitar a propagação do vírus e assim combater a pandemia.

No Brasil, em locais onde já acontece a chamada transmissão comunitária do vírus, como no Rio de Janeiro e São Paulo, as recomendações do Governo Brasileiro passam a ser mais severas. O Ministério da Saúde recomenda que empresas adotem home office e que aulas nas instituições de ensino sejam suspensas. Eventos que reúnam um grande número de pessoas, como jogos de futebol, shows, manifestações, cruzeiros turísticos e até mesmo viagens internacionais, também devem ser cancelados ou adiados.

Medidas preventivas também estão sendo adotadas com relação ao comércio. O Governo de SP determinou que todos os shoppings centers da capital e cidades da região metropolitana, deverão suspender as atividades. O mesmo será aplicado para as academias de ginástica.

Diante deste cenário, é preciso manter a calma e usar as estratégias digitais a favor da empresa tornando a marca uma importante ferramenta de posicionamento e conscientização perante a sociedade.

Selecionamos algumas ferramentas importantes que podem fazer a diferença nesse momento de crise mundial e que a empresa pode adotar para amenizar o impacto nos negócios e tornar-se mais admirada no segmento.

Comunicação interna eficiente

Uma comunicação interna bem feita, além de conscientizar os colaboradores sobre o vírus, também mostra o respeito e a importância que a empresa tem com ele. O uso de ferramentas como o e-mail marketing, material impresso e disponível em pontos estratégicos, envio de newsletter e o uso da intranet, são algumas das ferramentas de endomarketing que auxiliam a manter o time em alerta sobre a saúde dele e da família, além de torna-lo multiplicador da informação fora da empresa.

Posicionamento nas mídias digitais

A criação de conteúdos com linguagem clara, adequada e objetiva, auxiliam no entendimento da real situação, criando uma percepção positiva a respeito da marca. Essa comunicação pode ser feita de várias formas – com uma linguagem para o público em geral, para o seu colaborador e também para o seu cliente. Compartilhar as ações internas que a sua empresa está tomando pensando na saúde dos colaboradores e dos clientes; utilizar de fontes seguras como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para compartilhar medidas de prevenção, sintomas, práticas de higiene e informações atualizadas, são alguns dos conteúdos importantes para um plano de divulgação no atual cenário.

Elaboração de vídeos e podcasts informativos

Em tempos de fake news, é importante que a sociedade tenha acesso a conteúdo profissional e de qualidade. Apostar em podcast e vídeos com especialistas com o intuito de informar, entender, ensinar e solucionar dúvidas sobre o tema, ajuda a marca a ficar em evidência por meio de conteúdos relevantes.

Materiais online

Como falamos acima, o vídeo é uma excelente ferramenta de informação, e nesse caso não é diferente. Apostar nessa ferramenta para disponibilizar material como apresentações e treinamentos aos funcionários, é uma solução temporária que pode amenizar a crise e apresentar alternativas para as empresas que optaram em manter seus funcionários em home office.

As instituições de ensino também podem aderir a essa estratégia para garantir a continuidade ao processo educacional, disponibilizando material pedagógico online para os alunos estudarem durante a suspensão das aulas. Colégios do mundo todo já estão adotando a educação online como estratégia. Os professores gravam as aulas e disponibilizam os conteúdos diariamente aos alunos na plataforma do colégio ou até mesmo em páginas restritas no youtube.

Faça a diferença! Use o marketing digital para engajar a sua empresa na comunidade e não, ficar fora dela. Este é o momento em que ela mais precisa!

Monaliza Pelicioni

Formada em jornalismo e pós-graduada em marketing. Mãe, esposa e sócia-diretora da Pelicioni Comunicação

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