10 estratégias para sua empresa superar o coronavírus

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A disseminação do novo coronavírus (Covid-19), desencadeou uma crise sem precedentes, e de acordo com especialistas, ainda teremos muitos desafios a enfrentar.

Muitas empresas tiveram que baixar os níveis de produção, algumas tiveram que fechar as portas e as que tinham como, optaram pelo trabalho remoto. De uma forma ou de outra, quase todas foram afetadas. Estamos diante de um risco real e todas as empresas e empreendedores precisam tomar medidas para minimizarem as consequências.

Agora, o que mais temos é tempo. É hora de pensar em como lidar com a crise e fortalecer a empresa, para que os negócios voltem mais fortes do que nunca depois que essa maré baixar.

Gerenciar a crise é a melhor maneira para não deixar que o cenário piore ainda mais. É uma forma de reduzir o impacto para a empresa e de pensar no negócio com mais segurança, considerando estratégias adequadas para o cenário atual. Pensar estrategicamente nas ações a serem tomadas pode definir o futuro pós-crise.

Por isso, preparamos este texto para que você conheça algumas estratégias que poderão ajudar a sua empresa a minimizar os impactos nos negócios.

Crie um plano de ação e não perca o otimismo

Durante a crise, pode haver desiquilíbrio emocional e você tomar decisões no calor da emoção. Para que isso não aconteça, seja otimista, planeje todas as suas ações e avalie todos os cenários antes de dar qualquer passo. Considere o que acontece não apenas hoje, mas amanhã e depois também.

Continue inovando

Em tempos de crise, manter um compromisso com a inovação faz toda a diferença. Estar preparado para lançar ideias, pode reverter um quadro de baixo desempenho da empresa. Mas lembre-se, agora mais que nunca, já não adianta fazer mais do mesmo. É preciso estar conectado com o cenário atual e estar atento as novas necessidades dos clientes.

Posicione sua marca

O posicionamento correto, junto com uma boa produção de conteúdo, é imprescindível agora. O que a sua empresa pode fazer pela sociedade nesse momento? É importante que você se pronuncie sobre o assunto e mostre que não está por fora dos acontecimentos. Mas, seja cuidadoso, se não tem muita certeza dos fatos, talvez seja melhor evitar.

Cuide da sua equipe

Cuidar da saúde interna da sua empresa é tão importante quanto gerenciar a sua marca. Avalie as necessidades da sua equipe, ela é um dos pilares para a sua empresa superar este momento.

Mantenha o foco nos clientes que você já tem

Pause suas campanhas de prospecção. Dedique suas energias na fidelização, fortaleça suas parcerias e mostre o valor da sua marca. Em um momento de crise, não perder clientes é muito mais importante do que ganhar.

Lucrar não é o mais importante agora

O momento exige cautela e não é a hora de ganhar dinheiro. Qualquer tentativa de lucrar com o tema pode ser mal interpretada. Se criar conteúdo apenas com o objetivo de vender mais, o cliente vai entender que a marca está desesperada e se aproveitando de um momento sensível para lucrar.

Avalie os custos

Em um momento de crise e queda do faturamento, é preciso priorizar aqueles que são realmente fundamentais. É imprescindível que o empreendedor conheça todos os custos da empresa e seja capaz de gerenciar o faturamento, avaliando quais realmente são importantes para a sobrevivência da empresa.

Busque capacitação

Aproveite o momento para estudar novos assuntos que vão te acrescentar como profissional. Por exemplo, ler um bom livro, fazer um curso online e assistir palestras online de especialistas do segmento. Uma hora a crise vai passar, assim como outras também passaram. E quando tudo melhorar, os empreendedores mais capacitados estarão mais preparados para se reerguer nos negócios.

Não compartilhe FakeNews

Antes de fazer qualquer compartilhamento nas redes sociais da sua empresa, verifique a veracidade dos fatos. Fique atento as notícias de orgãos oficiais e siga corretamente as recomendações que se enquadram no seu negócio.

Planeje sua atuação de retorno

Agora que já falamos sobre como manter a empresa durante a crise, é importante também, pensar em como será quando tudo passar!
Todo planejamento de recuperação começa ainda durante a crise, então, aproveite este momento para rever suas estratégias o e planejar o futuro do seu negócio. Atualize informações sobre os clientes, aprimore os seus conhecimentos sobre o perfil de cada um deles e crie novos produtos e serviços para estarem melhor preparados para a  recuperação pós-crise.

Lembre-se, nada será como antes, muitos clientes também precisarão se reinventar, e essa pode ser a deixa para você já estar com ideias e estratégias na ponta do lápis. Além de colaborar com a recuperação pós-crise, você fortalece o relacionamento com o cliente, afinal, isso vai demonstrar que mesmo distante esteve cuidando dele.

Monaliza Pelicioni

Formada em jornalismo e pós-graduada em marketing. Mãe, esposa e sócia-diretora da Pelicioni Comunicação

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