O setor de comunicação interna está se tornando cada vez mais importante dentro da estrutura corporativa das empresas. Uma área agente de transformação e em frequente contato com colaboradores e lideranças, ela é extremamente estratégica para garantir clareza nas informações, engajamento e clima organizacional. Não é atoa, que é comum que o setor esteja ligado às estruturas de Recursos Humanos, especialmente em empresas de grande porte. Entretanto, com lideranças específicas de comunicação, sendo mais comum jornalistas, publicitários e relações públicas.
“Empresas que se comunicam bem em todas as esferas de suas estruturas, melhoram – inclusive – resultados operacionais. Time motivado e ciente de suas metas enxerga com clareza os objetivos esperados, a partir do seu trabalho e consegue melhorar a performance”, comenta Monaliza Pelicioni, diretora da Pelicioni Estratégia e Marketing.
Boas Práticas de Comunicação Interna
• Cultura Organizacional
As pessoas precisam conhecer as crenças e valores da empresa aonde trabalham. Este alinhamento de discurso e prática passa pela comunicação interna, que precisa criar pontes de relacionamento entre líderes e liderados. E a base dessa relação é a confiança! Um comunicado oficial, por exemplo, jamais pode ter caráter duvidoso.
• Planejamento
Ao traçar metas e objetivos alinhados ao negócio, a área de comunicação pode desenvolver campanhas internas de engajamento que promovam a atmosfera de positividade esperada. Além disso, os temas sazonais, tais0 como: saúde e segurança, devem ser mantidos em pauta, a fim de preservar o que há de mais importante dentro das companhas, as pessoas.
• Transparência e acessibilidade
Credibilidade em comunicação, passa, inevitavelmente, por transparência e acesso à informação. Isso inclui conhecer a realidade de cada empresa. Imersão é indispensável, já que a comunicação entre as pessoas pode ser desde um mural, até uma rádio ou e-mails, por exemplo. E a clareza da informação é o que garantirá que o que foi dito, foi, de fato, compreendido.
“Temos muitos clientes no agronegócio e posso garantir que não há nada tão eficiente em comunicação, quanto conhecer a empresa e o público. Ir in loco, favorece relações e o modo de comunicar e na Pelicioni temos soluções para atender as demandas de comunicação 360 de empresas”, finaliza Monaliza.