Os gatilhos mentais vão levar o seu negócio mais longe

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Você já se perguntou por que algumas campanhas de marketing parecem irresistíveis, enquanto outras passam despercebidas? A resposta pode estar nos gatilhos mentais, estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

E saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de geração de resultados para o marketing da sua empresa.

Perceba que, a todo momento, você está fazendo escolhas. Ao acordar, você já decide se vai levantar da cama, ou dormir mais cinco minutinhos. Na hora do café da manhã, você decide se prefere tomar chá ou café, e por aí vai.

De acordo com dados do The Wall Street Journal, um ser humano toma cerca de 35 mil decisões por dia, mas muitas dessas decisões passam despercebidas. Enquanto você está lendo este texto, por exemplo, o seu cérebro está decidindo se deve continuar aqui ou fechar a aba do navegador (mas fique aqui que ainda tem muita coisa legal pra aprender!).

Essas decisões que a gente toma e nem percebe são os gatilhos mentais. Eles ajudam a enfrentar essa enorme quantidade de escolhas que precisamos fazer, evitando que o nosso cérebro passe por uma certa exaustão.

Vamos, então, conhecer alguns dos gatilhos mais comuns:

Escassez
Últimas unidades! Quem nunca ouviu isso? O medo de não ter acesso ou do fim daquele produto, motiva as pessoas a comprarem, afinal não querem perder. Limitar acesso e beneficiar os primeiros, geralmente funciona nesta estratégia. Mas, cuidado ao utilizar para não ser explícito e afastar seu cliente.

Urgência
Limitar o acesso a um produto, como por exemplo: “É só hoje! Último dia para comprar.”, também é um gatilho mental. As pessoas tendem a se mover com a sensação de que o tempo está acabando.

Autoridade
Quer ser ouvido e ganhar atenção, ter engajamento? Seja um produtor de conteúdo. Escreva com suas próprias palavras sobre temas que você domina, dê exemplos, explique de forma didática e avance neste quesito. As pessoas anseiam por pesquisas e por quem seguir e, ao passar segurança e credibilidade no que está transmitindo, você passa a influenciar pessoas. E influência pode gerar consumo sobre serviços e produtos que indicar.

Reciprocidade
Compre e ganhe! Oferecer amostras grátis, introdução a temas complexos sem custo e dar atenção ao cliente, gera empatia, que na maioria das vezes é convertida em uma relação mais duradoura.

Novidades
Gerar tendência e explorar coisas novas abre caminhos para o público mais ousado, e gera resultados rápidos. Ainda mais considerando a velocidade com que tudo muda e o amplo acesso às redes sociais, a sensação de estar entre os primeiros é motivadora.

Os gatilhos podem ser explorados, como forma de conhecimento, seja na gestão, nos relacionamentos pessoais e profissionais, pelo marketing, entre outros.

Aqui na Agência Peliconi, você pode contar com profissionais capacitados, que vão te ajudar a aplicar os gatilhos mentais de forma eficiente para levar o seu negócio mais longe.

Vem tomar um cafezinho com a gente!

Caroline Beghelini

Jornalista, especialista em mídias digitais

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