Provavelmente você já ouviu falar em Marketing Digital. Esse é um termo que tem sido bastante usado nos últimos anos, mas que ainda gera algumas dúvidas sobre o que ele, de fato, significa.
Por definição direta e simples, esta é uma maneira de usar a internet e meios digitais para divulgar pessoas, marcas, empresas e produtos. Mas, para entender melhor é preciso dar um passo atrás. Quando analisamos esse assunto do ponto de vista dos profissionais de comunicação, o Marketing Digital é mais complexo e envolve uma profunda imersão para conhecer o cliente, traçar estratégias de presença online, percepção dos usuários das redes e meio digitais, além de objetivos e resultados a serem obtidos.
O espaço no digital é infinito, concorrido e conseguir destaque em meio a um local tão disputado exige criatividade, disciplina e uma dose de ousadia. Engajamento é interpretado como interesse e converter cliques em vendas é um desafio e tanto.
Desde a escolha correta de palavras até o uso de cores específicas na criação de posts e anúncios, há um detalhado que precisa ser percorrido para entregar resultados que estejam alinhados com as expectativas de cada cliente. Separamos aqui algumas das principais vantagens de apostar no marketing digital como estratégia:
Estar onde o público está – se antes você precisava ter uma loja física como única alternativa para atender seu cliente, ou até mesmo ir até ele de porta em porta, hoje a experiência online possibilita que seu cliente te veja além do horário comercial, mas 24 horas por dia, sete dias por semana, onde ele estiver. Quem vende online sabe a importância disso, principalmente pelas mudanças recentes – e frequentes – dos hábitos de compras entre as pessoas. Para se ter uma ideia, em 2020, o faturamento nesta modalidade de vendas no Brasil cresceu mais de 40%, influenciado pelo período de pandemia com as pessoas ficando mais tempo em casa.
Tendências de mercado – Seja para converter em vendas ou para construção de imagem e reputação, estar no ambiente online possibilita que você acompanhe de forma mais rápida as tendências do mercado e, consequentemente, se adeque a elas. Na internet, é preciso falar a mesma língua do público que consome os seus conteúdos ao mesmo tempo que também se cria uma identidade própria.
Posicionamento e autoridade – Quando você vai comprar alguma coisa ou contratar algum serviço, qual o primeiro lugar que você recorre para pesquisar sobre o assunto? Sim, a internet. Por isso, construir a sua imagem na rede é fundamental para que o seu negócio seja referência no seu segmento e as pessoas, além de saberem quem você é, confiem no seu trabalho.
Resultados mensuráveis – Assim como em nossa vida pessoal, para acertar é preciso tentar. No marketing digital funciona da mesma forma, traçando estratégias para chegar com mais assertividade no público, mas ao mesmo tempo possuindo, a todo momento, a chance de observar os rumos dessa estratégia. Caso ela não esteja surtindo efeito, ter esses dados na mão é essencial para mudar a rota e tentar novos formatos. O importante, nessas situações, é que não precisamos esperar longos períodos para que isso seja feito.
O “segredo” para que o marketing digital tenha efetividade é conhecer a sua marca, seus valores e o seu público, afinal, é com ele que você precisa se conectar para passar sua mensagem. Aqui na Pelicioni, por exemplo, atendemos nossos clientes com toda a cartela de possibilidades neste sentido, além da consultoria “”. Se precisar de ajuda para potencializar a sua empresa neste sentido, pode contar com a gente!