Os gatilhos mentais podem ser aproveitados por seu negócio e, talvez, você ainda não saiba disso. Mas, neste post traremos até você algumas informações sobre este assunto que te farão responder sobre este tema.
Tomamos muitas decisões todos os dias, desde o momento em que acordamos até a hora de ir dormir novamente. De acordo com o The Wall Street Journal, cada um de nós, toma – em média – 25 mil decisões todos os dias, isso inclui temas simples como que horas tomar o café, até mais complexas como qual investimento fazer, por exemplo.
Pensando na estratégia de marketing, de modo específico, é preciso considerar o cenário no qual vivemos na atualidade, pessoas super conectadas, tempo escasso e um mercado altamente disputado. Por isso, se destacar é praticamente questão de sobrevivência. Neste sentido, usar de gatilhos mentais pode ser uma alternativa para ampliar seu negócio.
Vamos, então, destacar alguns gatilhos comuns:
Escassez
Lembra da Arca de Nóe? Pois bem, para garantir a sobrevivência da espécie, casais de diversas espécies foram colocadas na arca. O medo de não ter acesso e/ou do fim, motiva as pessoas, afinal não querem perder. Limitar acesso e beneficiar os primeiros, geralmente funciona nesta estratégia. Mas, cuidado ao utilizar para não ser explícito e afastar seu cliente.
Urgência
É só hoje! Quem nunca ouviu isso? Pois bem, este é outro exemplo de gatilho. As pessoas tendem a se mover com a sensação de que o tempo está acabando.
Autoridade
Quer ser ouvido e ganhar atenção, que em redes sociais chamamos de engajamento? Seja um produtor de conteúdo. Escreva a próprio punho sobre temas e ações das quais domina, dê exemplos, explique de forma didática e tenha um avanço importante neste quesito. As pessoas anseiam por pesquisas e por quem seguir e, ao transmitir segurança, você passa a influenciar pessoas. E influência pode gerar consumo sobre serviços e produtos que indicar.
Reciprocidade
Talvez de mais fácil aplicação. Oferecer amostras grátis, introdução a temas complexos sem custo e dar atenção ao cliente, gera empatia, que na maioria das vezes é convertida em uma relação mais duradoura.
Novidades
Explorar o novo, gerar tendência, abrir caminhos para o público mais ousado, este gatilho funciona e gera resultados rápidos. Ainda mais considerando a velocidade com que tudo muda e o amplo acesso às redes sociais. A sensação de estar entre os primeiros motiva.
Os gatilhos podem ser explorados, como forma de conhecimento, de diversas formas, seja na gestão de pessoas, nos relacionamentos pessoais e profissionais, pelo marketing, entre outros.