Media Training para políticos

close-up-on-reporter-taking-an-interview

As habilidades de comunicação podem ser desenvolvidas. Com o auxílio de profissionais capacitados, existem contribuições relevantes neste processo que incluem o treinamento, prática e feedback. Possuir skills de comunicação não estão atreladas apenas aos profissionais do setor, mas também a executivos, palestrantes e, claro, políticos.

O cotidiano de pessoas que ocupam cargos públicos está repleto de exposições e se forem funções majoritárias e de destaque, pode incluir aí uma agenda com entrevistas, lives, declarações, entre outras, que exigem competência de fala, postura e mensagem.

O media training é o treinamento de mídia, com foco no bom relacionamento dos porta-vozes com a imprensa – que segue liderando a formação de opinião pública no Brasil e que possui a maior fatia de cobertura no território nacional, especialmente a televisão. Portanto, é possível concluir que políticos com mais habilidades de comunicação, conquistam um nível maior de aderência às suas mensagens.

“O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por exemplo, possui ampla capacidade para se comunicar. Consegue pontuar suas frases, mudar a entonação conforme o teor da mensagem, emocionar o receptor com uma dicção limpa, além de um vocabulário de fala tanto com as pessoas mais simples, até as mais cultas”, observa Monaliza Pelicioni, diretoria da Pelicioni Comunicação e Marketing.

Existem alguns fundamentos ligados ao dom de cada uma das pessoas, alguns possuem uma postura ereta e convincente, outros uma voz mais marcante, mas para todos podemos elencar alguns elementos que são a base para uma boa comunicação: clareza na hora de falar, usar um vocabulário amplo, dar exemplos para contextualizar informações, postura e entonação de voz. Atrelar a isso uma imagem com roupas e calçados limpos, cabelos penteados (e no caso dos homens com bom corte), já posicionam o porta-voz para a credibilidade.

Na hora de contratar uma empresa ou um profissional de comunicação para o media training, pesquise sobre sua experiência, visão de mercado e peça exemplos para iniciar o processo de aprendizado antes de começar o treinamento.

Monaliza Pelicioni

Formada em jornalismo e pós-graduada em marketing. Mãe, esposa e sócia-diretora da Pelicioni Comunicação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Telegram
Twitter
LinkedIn