Nos últimos dias os internautas receberam uma novidade, o surgimento de uma nova rede social. Entretanto, ela vem com uma sacada diferente das redes que já estamos acostumados (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn). Lançado em abril de 2020, ele ficou mais conhecido agora em 2021 e dois meses após chegar a App Store, a rede acumulava 1,5 mil usuários e era avaliada em U$ 100 milhões. Hoje em dia o número de usuários já ultrapassa os 6 milhões e a empresa é avaliada em U$ 1 bilhão.
O diferencial é que essa nova rede permite que várias pessoas distintas se reúnam para discutir sobre assuntos diversos de interesse coletivo, porém, a interação é feita somente por meio de áudios. Nada de textos, vídeos ou fotografias. De acordo com os idealizadores a proposta é feita para dar maior humanização a comunicação dos participantes.
Ela é organizada em salas (rooms), em que cada inscrito pode escolher, com base nos seguintes tipos:
• Open – aberto a qualquer tipo de pessoa interessada em um assunto. Ali existe um moderador, a quem se deve pedir permissão de intervir. Ele pode, então, decidir quais e quantos participantes deverão falar.
• Social – visível aos usuários conhecidos e que já são seguidos por você;
• Closed – fechado e privado, visível apenas a quem for convidado.
Muita gente está curiosa em conhecer e fazer parte, mas por enquanto o Clubhouse só está disponível para dispositivos com o sistema iOS, como os iPhones. Também é preciso receber um convite para integrar a rede, sendo que cada usuário tem direito a dois convites e conforme mais usa, mais recebe. De acordo com os adeptos, o que surpreende é o alto nível das conversas e a possibilidade de networking.
A app se tornou mais popular desde fevereiro deste ano, com o aparecimento de convidados famosos em chats de áudio, como o CEO da Tesla, Elon Musk, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg. Por meio dele é possível aprender com grandes nomes do mundo todo, sua função lembra muito os podcasts que também tem se popularizado nos últimos meses, só que neste caso o bate-papo acontece ao vivo.
E você, já teve sua experiência com a nova rede?