Imagem e reputação tem uma ligação direta com a legitimidade, autoridade e competência para tratar de assuntos específicos. Por conta disso, o blog continua sendo uma importante ferramenta de comunicação e marketing, já que dá aos autores/empresas a possibilidade de estabelecer relações e ser fonte de pesquisa, o que gera relevância, engajamento e percepção sobre a marca.
Para te ajudar a entender melhor, podemos usar como exemplo uma rede de farmácias. Pense que esta rede, que comercializa medicamentos, tem condições de ter médicos, farmacêuticos, educadores físicos, entre outros profissionais, escrevendo para seu blog sobre diversos assuntos ligados à saúde. Com isso, a rede de farmácias deixa de ser uma simples revenda de medicamentos, para se tornar fonte de pesquisas sobre saúde e bem-estar e, por consequência, ser um local onde é possível encontrar suplementos, remédios, entre outros produtos com o objetivo de possibilitar uma vida mais saudável para as pessoas.
“Temos clientes de diversos segmentos na agência e vários deles possuem blogs muito bem ranqueados em sites de pesquisa, pois conferiram aos seus conteúdos relevância e autoridade”, explica Monaliza Pelicioni, sócia da Pelicioni Estratégia e Marketing.
Alguns pontos relevantes sobre ter um blog, organizado em tópicos:
• Público fidelizado
A credibilidade fideliza. Por isso, marcas bem posicionadas mantém uma carteira ampla de clientes. Para isso, é importante ter coerência sobre os temas trabalhados e autoridade sobre os assuntos.
• Visibilidade para a marca
A partir do momento em que se começa a trabalhar os assuntos, citar referências e ter aderência entre atuação e temas mencionados, a marca começa a se tornar mais conhecida. Com técnicas de SEO (conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web), redação sem erros de linguagem e com fontes seguras, é possível melhorar que a marca passe a aparecer em sites de pesquisa sobre os assuntos dos quais aborda.
• Autoridade
Voltando ao exemplo da rede de farmácias, é possível concluir que você não esperaria credibilidade de uma rede deste tipo falar sobre educação e cultura. Portanto, é importante ter coerência e aderência aos temas discutidos no blog. Uma agência de estratégia e marketing é fundamental para ajudar as empresas a encontrarem o melhor jeito de executar esse trabalho.