Logo de início já destacamos: a sua logomarca é a cara da sua empresa. Qual imagem você quer passar? Quer atrair clientes? Quer se tornar uma marca conhecida? Então, não menospreze sua logo.
Com isso posto, ter profissionais preparados para realizar esta tarefa é fundamental. São eles que vão explorar junto com você, cliente, o que te inspira, quais as principais características da sua empresa, qual a sua essência e transformar isso em uma logomarca que represente o seu negócio.
Ter uma marca própria, com inspiração direta em que você é e no que sua empresa faz, é o que irá te diferenciar dos concorrentes e fazer da sua companhia a primeira e vir na cabeça dos consumidores quando ele pensar no seu segmento.
Vantagens de ter sua logomarca
• Exclusividade – sua marca é sua, ela representa o seu negócio e uma vez conhecida, será lembrada pelos consumidores e transmitirá sua essência e suas crenças. Lembro aqui a conhecida ação da Brastemp, lembram-se? Agora, até hoje você imagina que a Brastemp jamais colocará sua marca em um refrigerador, fogão ou qualquer outro eletroeletrônico que seja ruim, né?!
• Fidelidade – ao criar sua marca, você fideliza seu cliente. Ele buscará reconhecer sua marca quando procurar por você ou indicar para outras pessoas. E, em qualquer negócio, fidelizar o cliente é uma missão complexa. É claro que apenas a logomarca não será suficiente para este feito, mas ela contribui ativamente.
• Reconhecimento – Vamos supor que você comprou em uma loja que gostou muito do atendimento e esta pessoa levou o produto em uma sacola de papel que identifica sua marca e que mesmo com o nome de “Loja 2 Irmãos” – muito, muito comum – ela procure sua loja nas redes sociais. Como você imagina que ela vai te encontrar? Pela sua logomarca! Sim, este é o símbolo direto de quem são e é por onde serão identificados.
“Na hora de desenvolver sua logomarca, procure por empresas séria e com profissionais que saibam do que estão dizendo. Este trabalho exige extrema responsabilidade”, explica Monaliza Pelicioni, sócia da Pelicioni Estratégia e Marketing.