Conheça 20 termos estrangeiros usados no marketing

O marketing se transforma dia após dia e, durante a pandemia, ele tem se renovado em uma velocidade muito maior.

Novas ferramentas tecnológicas e estratégias têm sido projetadas com a intenção de alavancar ainda mais o engajamento e elevar o nome das marcas. Porém, para acompanhar essa evolução é preciso estar antenado ao que acontece no mercado e parte disso é compreender os termos em inglês usados para descrever algumas ações.

BRIEFING – são as orientações ou instruções que o cliente passa para sua agência de comunicação ou outro fornecedor. É aqui que você vai dizer quais são as suas ideias para que o projeto fique o mais próximo possível do que foi imaginado.

BUDGET – ou simplesmente, orçamento. É o valor de investimento que o cliente tem disponível para aplicar em uma campanha ou outra ação de marketing.

DEADLINE – ou data limite. É o prazo máximo para a criação da campanha ou de determinada peça.

INBOUND – essa expressão é muito utilizada no marketing e significa as estratégias pensadas para atrair o cliente para a sua loja – física ou virtual – e todo o caminho que ele irá percorrer até chegar a conclusão da venda.

LEAD – são pessoas que de alguma forma já foram “impactados” pelo seu marketing e podem ser convertidos para clientes e compradores. Geralmente são captados por meios digitais, lugar onde existem ferramentas para fazer uma varredura e entender quais são os comportamentos deles.

REMARKETING – é uma estratégia muito usada em grandes empresas, como Facebook e Google. Você já buscou um produto que quer muito comprar e, de repente, apareceu um post patrocinado dele em uma rede social? Isso é o remarketing, quando um algoritmo entende o que você quer e oferece opções em diversas lojas.

ROI – ou retorno sobre o investimento. O termo é usado para se referir ao modo como a empresa de marketing mede a margem de gasto e lucro.

MARKET SHARE – é o termo utilizado para saber qual é a sua fatia no mercado do seu segmento. Por exemplo, se você vende smartphones, o market share vai indicar qual é a porcentagem de pessoas que utilizam seu produto dentro do nicho.

SEO – do inglês “Search Engine Optimization”. Essa estratégia se resume em aperfeiçoar conteúdos e a construção de sites de forma que se tornem relevantes para atrair o interesse do público e apareçam nos melhores resultados gratuitos do Google. Quanto mais otimizado para SEO um site estiver, mais a empresa aparecerá nos primeiros resultados do buscador, aumentando o tráfego para seu site.

CRO – é a otimização da taxa de conversão, ou seja, mecanismos criados para que o cliente em potencial se torne um comprador – ou um leitor de blog, por exemplo.

CRM – traduzindo esse termo, é a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Muito importante em todas as campanhas, o CRM é um dos sistemas mais importantes pois é nesse sistema que ficam concentrados todos os clientes da empresa e os respectivos históricos de atendimento de compras, canais de contato e tudo o que eles esperam e gostam.

Existem muitos outros termos que aprofundam ainda mais o estudo do marketing e a aplicação de suas estratégias, mas vamos debater em um próximo post, falando sobre a importância de se entender o marketing 360° para o bom engajamento da sua campanha.

Monaliza Pelicioni

Formada em jornalismo e pós-graduada em marketing. Mãe, esposa e sócia-diretora da Pelicioni Comunicação

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